Microrganismos são bactérias, vírus, parasitas e fungos que já podem estar impregnados nos alimentos ou contaminar os mesmos por erro em seu manuseio.
As bactérias são responsáveis por provocar intoxicações alimentares, causadoras de vários efeitos que podem inclusive levar a óbito.
Para sobreviver, os microrganismos necessitam de um ambiente que lhes favoreça, dentre elas, a temperatura, a água e o oxigênio.
Os microrganismos submetidos a uma temperatura de até 5 graus não morrem, pelo contrário, esse é o ambiente ideal para que se multipliquem lentamente.
Ente 5 e 60 graus é considerada a zona de perigo, pois este é o ambiente onde os microrganismos se multiplicam de forma acelerada.
Você irá lançar os microrganismos na zona de morte somente a uma temperatura de 60 a 100 graus, sendo esta a ideal para ferver legumes, talheres, utensílio, carnes, etc..
Já as verduras, frutas e principalmente os legumes quando consumidos crus devem ser (1°) lavados individualmente (folha por folha, fruta por fruta ou legume por legume) em água corrente, (2°) condicionadas em um recipiente para desinfecção utilizando solução clorada (eu utilizo hidrosteril) pelo período de 10 a 15 minutos. Cuidado, não deixe ultrapassar esse tempo pois o gosto da solução clorada poderá passar para a verdura e (3°) enxaguados com água corrente.
Sei que é difícil, mas tente utilizar a técnica acima antes de guarda-los na geladeira, assim você poderá evitar a contaminação de sua geladeira.
Evite guarda-los na geladeira na mesma sacola plástica do mercado ou da feira.
Lembre-se que uma das causas de várias doenças, inclusive o câncer, é a utilização desmedida e desregulada de agrotóxicos e fertilizantes.
Proteja a sua família. Tenha uma alimentação saudável. Veja o passo a passo abaixo.
#ficaadica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, comente aqui. Não esqueça de deixar seu nome e estado.. Obrigado.